Quanto custa sair de casa quanto custa morar sozinho

Quanto custa morar sozinho em 2021?

Então finalmente você decidiu sair de casa? Decidiram por você?

Spoiler: Custa Aproximadamente 1840 reais mensais no primeiro ano.

Vou te mostrar o que você vai enfrentar daqui pra frente.

Dividi os custos em

1: custos fixos de morar sozinho: Custos que serão para sempre e que variam pouco

2: Custos variáveis de morar sozinho: Custos que ou acabam com o tempo ou que podem variar muito e de maneira imprevisível

Custos fixos de morar sozinho:

Aluguel do imóvel

Faixa: 200 – 5000 reais mensais

A localização, o tamanho, as condições do imóvel e outros fatores vão definir o quanto custará para você alugar o seu lugarzinho.

Por exemplo, kits de mesmo tamanho em Brasília pode custar entre 400 e 1600. Na Asa Norte, uma kit de 25 m2 pode ser alugada por 700 reais. Enquanto isso, uma kit de subsolo de 40m2 (quase o dobro do tamanho ) pode ser alugada por mesmo valor.

Vamos usar um aluguel de 800 reais.

-IPTU do imóvel

Faixa: 50 – 2000 reais anuais

O IPTU normalmente é proporcional ao valor do aluguel (que é proporcional ao valor do imóvel). Um aluguel de 800 reais terá um IPTU anual na faixa de 600 reais. Em valores mensais (dividindo por 12): 50 reais mensais.
Vale lembrar que o IPTU é pago em 6 parcelas no segundo semestre do ano.

Vamos usar 50 reais de iptu mensais

-Condomínio

Faixa: 50 – 1000 reais mensais

Se for alugar uma casa, provável que não precise dessa despesa.

O condomínio é inversamente proporcional ao número de unidades que compõe o prédio. Explico: Suponha que um prédio tenha despesas que somem 20 mil reais. Se há 40 apartamentos no condomínio, cada apartamento pagará aproximadamente 500 reais mensais de condomínio.

Assim, é provável que alugando uma kit você pague um aluguel menor e um condomínio maior que alguém que more em um prédio de vários andares e várias torres.

Vale lembrar que o condomínio pode incluir coisas como água, gás e lazer.

Vamos considerar 200 reais de condomínio

Água:

Embora varie muito de cidade para cidade, um adulto que banhe todo dia e lave louça com alguma frequência gasta entre 40 e 70 reais por mês com água.

Usemos 50 reais de água.

Luz

Assim como a água, a luz varia bastante. Consulte o valor do custo do kwh da sua cidade para ter uma ideia melhor. Com um computador, uma luz led 20W, uma geladeira média, banho quente de 10 min, microondas, cafeteira e etc, é provável que você gaste entre 40 e 100 reais mensais de energia.

Conta de 40 reais de energia.

Internet

Uma internet de 200 MB custa, nas cidades grandes, coisa de 115 reais mensais. Em geral, não há um bom custo benefício pegar menos que 60 megas, que custarão uns 80 reais.

Conta de 100 reais de internet.

Comida e higiene pessoal

Um adulto médio consome uns 350 – 1200 reais de comida mensalmente (sem contar cervejinhas, docinhos e porcariazinhas que nos fazem felizes). Some a isso sabonetes e pastas de dentes e etc.

400 reais

Material de limpeza:

Precisa nem explicar, né?

50 reais

Móveis básicos que você precisa para morar sozinho:

Você precisará adquirir alguns móveis para que sua estadia em casa seja menos desconfortável. Abaixo, listo em ordem decrescente de importância, na minha opinião, o que é mais importante na hora de ocupar um novo imóvel:

Colchão com/sem cama:

Faixa: 100 – 1000 reais

A princípio, você não precisa de um cama. Mas o colchão é praticamente indispensável. É possível comprar um colchão provisório (vaga##$do) por uns 100 reais onde será possível dormir razoavelmente confortável por alguns meses. Já uma cama, custa algo de 500 reais

Geladeira:

Faixa: 500 – 5000

Para economizar, é muito importante preparar suas próprias refeições. Ter uma geladeira te ajudará a não deixar comida estragar (vulgo desperdício de dinheiro). Esse é um móvel que te acompanhará por muitos anos, então pense bem no quanto você está disposto a pagar e na relação custo/benefício/qualidade.

Considerando que você vá parcelar uma geladeira de 1200 reais em 12x sem juros (olha o que eu acho de parcelas bem aqui):

100 reais mensais por 10 meses

Fogão:

Faixa: 200 – 2000

Muito necessário para o preparo dos alimentos que você armazenou na sua geladeira. Uma pessoa sozinha pode se virar muito bem com

Pode ser a indução ou a gás

Fogão a indução:

Um fogão a indução de uma boca custa uns 300 reais e aumentará sua conta de luz em uns 10 reais mensais se você cozinhar todo dia.

Fogão a gás:

Já um fogão a gás de 2 bocas pode ser comprado por 200 reais e trará uma despesa de uns 25/40 reais mensais com gás (se não estiver incluso no condomínio). Além disso, pode envolver a compra de um botijão de gás (custo único de 100 reais) e mangueira para o botijão (15 reais).

Vamos assumir um custo de 40 reais mensais.

Microondas:

Faixa: 400 – 800 reais

Pode substituir facilmente o fogão. Neste canal é possível obter dezenas de receitas de microondas. Claro que coisas mais elaboradas pedirão um fogão ou um forno, mas no início qualquer arroz com linguiça conta.

Um microondas razoável pode sair por coisa de 500 reais.

Vamos assumir 50 reais.

O que eu não inclui:

Armários

Mesas

Suportes

Computador

Tapetes

Máquina de lavar

1 comentário em “Quanto custa morar sozinho em 2021?”

  1. Pingback: 3 ideias de renda extra com pouco investimento - Grana Curta

Deixe um comentário